Quando falamos em coração logo nos vem à mente o amor, e este parece ser um órgão intimamente relacionado a essa virtude. Falo virtude porque não podemos reduzir o Amor a um sentimento ou mesmo um verbo, como de fato é.  Virtude nos ajuda a englobar tudo quanto entendemos do amor. Mas nos aprofundando mais encontraremos o amor como definição de quem é o Próprio Deus, pois João nos diz que Deus é amor. Sendo Deus amor e Jesus o Próprio Deus podemos dizer que Jesus é amor e daí tiramos que no seu Divino Coração está a fonte de todo amor.

Em suas aparições à Santa Margarida Maria Alacoque, Ele mostrou Seu Coração como uma fornalha ardente de amor, pronto a incendiar os homens para que livres das friezas e ingratidões, se voltassem para Ele e O amando encontrassem as graças necessárias para sua santificação.

Quis Nosso Senhor assim fazer para que nós pudéssemos entender, pois somos povo de cabeça dura e somente entenderíamos se nos falasse com símbolos humanos, por isso usou Seu coração como símbolo. Ao olharmos para este Divino Coração nos sentimos logo atraídos a amá-Lo. O convite que Ele nos faz é de mergulhar nesta fornalha, tudo em nós será renovado e as imperfeições purificadas, nossa fé fortalecida e nossas formas recobradas. No caminho para a Pátria celeste muitos são os obstáculos e tempestades que nos sobrevêm, mas se estamos nesse Coração Amantíssimo não sofreremos tanto, pois estaremos seguros e guardados. São João declinou sua cabeça  no peito do Mestre, Santa Margarida O recebeu e Santa Catarina O teve batendo dentro de si, quantos santos foram  agraciados pelo amor do Coração do Crucificado, quantos não  o amaram e deram suas vidas por Ele? Quanto Ele mesmo nos ama? Quanto nos busca e nos quer enriquecer com Suas graças? E nós até, quando o faremos esperar e sofrer com nossa ingratidão e nosso desprezo, com nossa frieza e pouca generosidade? Já não nos bastou transpassá-Lo com nossos crimes? Ainda lhe causaremos mais tristeza em perder-nos para sempre mesmo com tanta misericórdia e tanto amor dispensados a nós?

Devemos amar o Amor e nos aquecer com Seu fogo ardente pra que nada nos afaste Dele. E sejamos nós, outros corações ardentes a inflamar mais e mais as almas para Cristo!

Que o Sagrado Coração de Jesus lhes incendeie de amor por Ele! Fogo e Sacrifício!

 


Ir. Nabia Pinheiro

Promotora Vocacional

O Sagrado Coração de Jesus fonte de amor