O que é a vocação senão um desafio de amor? Que é chamado isso sabemos, mas às vezes não entendemos o significado disso. Não para no chamado, não se resume ou se limita a isso, pois a nossa vocação faz parte de quem somos, na realidade a nossa vocação nos diz quem de fato somos. Deus ao nos criar, já desde toda a eternidade pensou como seríamos, quem seríamos, já nos fez religiosa, religioso, sacerdote, esposa, esposo, já nos fez com nossa identidade perfeitamente definida e isso para nós é o que nos fará feliz aqui nesta terra: ser quem devemos ser, ser aquilo que Deus pensa de nós, como nos diz Santa Teresinha “Eu sou o que Deus pensa de mim”.

Ouvir esse Chamado é na verdade, um despertar para tornar-se você mesmo, assumir sua verdadeira identidade. Quando o Senhor nos provoca Ele está nos dizendo “está na hora!” E muitas vezes não entendemos e pensamos que podemos não ir, porém não dar ouvidos ou mesmo ouvir e fugir, dizer não, significa renunciar quem é. Vocação acertada, vida feliz se ouve e é verdade! Viver a vocação é certeza de realização pessoal e da mais plena felicidade que possa existir aqui na terra do exílio, não obstante as provas e tribulações, a Cruz que é o caminho certo para o Céu, todavia no rumo certo não nos faltará as graças e força necessárias para carregar.

Só os que amam podem abraçar tão grande desafio, deixar a casa paterna, sair de sua terra, abraçar a cruz e seguir a Cristo, seja na vida religiosa, sacerdotal ou matrimonial, implica morte a si mesmo e muito, mas muito amor. Ele nos impulsiona e nos faz perceber que tudo quanto fizermos ou padecermos por Jesus é infinitamente pouco e terá recompensa além da imaginada, mas quem ama não espera recompensa e o que faz o faz para fazer feliz o amado. É um desafio, mas quem seria louco de não o aceitar?

Não sei se já ouviu a doce voz do Amado a te chamar, mas, se sim não tardes mais em responder e se é a incerteza que está ocupando teu coração não temas em pedir-lhe sua luz e sua graça Ele vos dará com abundância se pedires.

Descubra sua vocação, viva bem e serás feliz!


Irmã Nabia Pinheiro

Juniorista, promotora vocacional.

Mês Vocacional